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Papel Acoplado DuoFresh® Lanches (Food) - Edição Especial de Natal - 500 folhas 33 x 37 cm

Como as embalagens de alimentos podem contribuir com a valorização da sua marca e direcionar a decisão do consumidor?

Confira aqui 4 tendências e estratégias que estão influenciando as decisões de compras dos clientes e potencialize suas vendas!

Nos últimos anos, as empresas do setor de produção e comercialização de alimentos vêm investindo pesado em aspectos fundamentais evidenciados pelas tendências do mercado: sustentabilidade, segurança alimentar e frescor e integração de tecnologias para fins de marketing.

Neste artigo você vai conferir algumas diretrizes que, segundo sites especializados, estão norteando o setor e influenciando as decisões de compra dos clientes.

Veja como medidas simples e com excelente relação custo-benefício podem agregar muito valor ao seu produto/serviço, ampliando sua receita e gerando fidelização.


1. Sustentabilidade: exigência do consumidor consciente

A sustentabilidade se tornou um imperativo ético e comercial quando se pensa em embalagens de alimentos. A crescente conscientização dos consumidores está levando as empresas a soluções de embalagens sustentáveis, elaboradas a partir de materiais recicláveis, biodegradáveis e ecologicamente corretos.

Segundo o Instituto Ipsos, 85% dos consumidores afirmam que os seus hábitos de compra incluem a preocupação com a sustentabilidade.

A escolha de embalagens sustentáveis não é apenas uma decisão ética, mas também está alinhada à adoção de comportamentos favoráveis ao ambiente por parte dos consumidores, vinculados a conceitos de redução de desperdício e utilização de materiais recicláveis, entre outros.

Atento a isso, o segmento de food service vem buscando práticas inovadoras para promover e aderir a uma cultura eco-friendly. Por exemplo, é cada vez mais frequente vermos hambúrgueres embalados com o papel acoplado DuoFresh, em substituição às caixinhas de papelão. Além de mais sustentável, o DuoFresh traz o benefício adicional de reduzir o consumo de guardanapos pelo cliente.

De olho nas tendências, a indústria do setor de alimentos não só vem se adequando para atender ao mercado, como procura implementar políticas internas de sustentabilidade. A Intercarta, fabricante do DuoFresh, mantém uma política de redução de desperdício e descarte correto dos resíduos sólidos.


2. Segurança alimentar, frescor e qualidade dos alimentos

A segurança alimentar é um dos aspectos que mais preocupam os consumidores, e a embalagem desempenha um papel crucial para garantir a proteção e a qualidade dos alimentos. Artigo publicado no International Journal of New Technology and Research mostrou que o nível de satisfação dos clientes depende não só da qualidade como também da segurança que percebem no alimento a ser consumido: aparência, sabor, aroma e frescor.

Para preservar esses atributos, a Intercarta foca no desenvolvimento de produtos inovadores, como o DuoFresh, que utiliza a exclusiva tecnologia do papel acoplado para proteger e conservar os alimentos frescos e saborosos por mais tempo.


3. Tecnologia e marketing: uma conexão poderosa

Os avanços na tecnologia estão remodelando a maneira como os consumidores interagem com produtos alimentícios e bebidas. Desde a implementação de QR Codes que oferecem informações detalhadas sobre origem e proveniência dos ingredientes, até rótulos inteligentes que fornecem receitas e sugestões de harmonização, as embalagens estão se transformando em uma plataforma de comunicação interativa – são as embalagens conectadas.

A terceira edição do Global Connected Packaging Summit, realizada em 2023, destacou como a integração da tecnologia na embalagem pode levar a uma conexão perfeita entre os mundos digital e físico. Com a tecnologia influenciando o nosso comportamento, emoções e consumo diário, as marcas podem aproveitar o poder das embalagens conectadas para oferecer experiências mais significativas, únicas e exclusivas aos clientes.

A Pesquisa de Experiências Conectadas 2023 mostrou um aumento significativo de 46% em 2022 para 81,5% em 2023, de marcas que já usaram a embalagem conectada ou irão implementá-la em seus planos de curto prazo, mostrando que esta é uma tendência real e concreta.

E você, já pensou em dar um passo nesse sentido?

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4. Tendências estilísticas

E em termos visuais e sensoriais, quais seriam as tendências nas embalagens de alimentos? O site Italian Food News, plataforma de marketplace dedicada a profissionais e empresas do setor de alimentos e bebidas, destaca os seguintes aspectos:

Tipografia atraente – Uma característica marcante de 2024 é o uso de tipografia ousada. Fontes limpas e impactantes enfatizam a mensagem da marca, estabelecendo uma hierarquia visual que captura o olhar.

Minimalismo elegante – A tendência atemporal do minimalismo encontra nova vida no design das embalagens. Priorizando a clareza e a compreensão, esse estilo oferece um meio de comunicação eficaz, sem complexidades desnecessárias.

Formas distintas e contraste de cores – Para quem pretende causar impacto, formas arrojadas e cores energéticas são a receita do sucesso em 2024. Essa abordagem dinâmica é especialmente estimulante para produtos alimentares. Tons vibrantes não apenas chamam a atenção, como transmitem uma sensação de frescor e entusiasmo.

Elementos ilustrativos – Os elementos ilustrativos dão um toque encantador à embalagem, desde que bem utilizados. A tendência de utilizar grafismos de alto contraste no design é um diferencial que não passa despercebido. A abertura de uma embalagem se torna uma experiência visual comunicativa, com efeitos surpreendentes.

Inspirações vintage – O charme do design retrô permanece em 2024, acrescentando um toque de nostalgia. Essa estética não se limita a alimentos clássicos, mas também serve como uma abordagem lúdica e referencial para produtos contemporâneos.

Motivos e padrões – Os padrões têm a notável capacidade de acrescentar caráter e vibração na identidade visual de um produto. Sejam formas geométricas, motivos inspirados na natureza ou designs complexos, estes padrões cativam a atenção dos consumidores e contribuem para uma presença de marca. O uso consistente de motivos ou padrões específicos em uma linha de produtos promove uma imagem de marca coesa e reconhecível, criando um sentimento de confiança e lealdade.

Materiais de alta qualidade – Embalagens personalizadas, aliadas ao uso de materiais premium, conferem um toque diferenciado. Essa abordagem estratégica coloca os produtos como ofertas de primeira linha no mercado, cultivando uma percepção de alto valor e superioridade entre os consumidores, além de contribuírem para a segurança alimentar.

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CONCLUSÃO

Concluindo, o panorama das embalagens de alimentos caminha para um cenário de oportunidades, que vai além do seu papel tradicional de proteger e conservar o produto. Sustentabilidade, design, qualidade e a integração de tecnologias estão redefinindo a relação entre consumidores e alimentos.

As empresas que mais rapidamente perceberem as vantagens de utilizar embalagens ligadas a essas tendências estarão em destaque num mercado cada vez mais competitivo, correspondendo às necessidades em constante evolução do consumidor.

Controle de qualidade, inovação e tecnologia são atributos presentes nos produtos da Intercarta. Por isso estamos presentes nos maiores varejistas de todo o Brasil há décadas.

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O DuoFresh, carro-chefe da empresa, agrega valor a produtos alimentícios perecíveis, atendendo a uma vasta gama de públicos.

Do supermercado à pequena doceria, passando pelo amplo segmento de food service, o DuoFresh oferece uma experiência de consumo diferenciada:

  • Preserva o sabor e frescor do alimento por mais tempo.
  • Substitui o uso de bandejas de isopor, sendo mais sustentável ambientalmente.
  • Ajuda a manter as características originais do produto (temperatura e montagem de um hambúrguer, por exemplo).
  • E ainda aumenta a exposição da sua marca, por ser personalizável.

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